Please enable JS

Multifuncionais do Futuro: as plantas nómadas

A combinação sistemática entre natureza, cultura e tecnologia

Plantas Nómadas é um projeto de pesquisa que visa refletir sobre os impactos ambientais e sociais gerados pela atividade humana - os sistemas de produção, a concentração da riqueza em grandes centros urbanos, a exploração excessiva dos recursos naturais, a resistência a uma transição energética e a falta de consciência no relacionamento com as formas de vida na natureza.

A tecnologia tem sido historicamente utilizada na sofisticação do mundo produtivo. No entanto, ela tem um enorme potencial para promover as grandes mudanças que o planeta necessita. Um exemplo disso é o projeto Planta Nómada, um dispositivo robótico que usa bactérias para filtrar a água de rios poluídos. Essas bactérias filtrantes, por sua vez, geram nutrientes capazes de fornecer energia elétrica para este mesmo robô.

A energia adquirida através dos nutrientes é armazenada e facilita a locomoção do robô no seu processo autômato de busca de mais água poluída para alimentar-se, filtrar e, assim, gerar eletricidade através de seu metabolismo. Resultado: água mais limpa e produção de oxigênio. Plantas Nómadas são plantas andarilhas, uma espécie híbrida, que coexistem em simbiose de sobrevivência em ambientes contaminados: um organismo vivo, compreendido por um sistema robótico, uma planta orgânica, um conjunto de células fotovoltaicas e combustível microbiano. É a união de diferentes formas de inteligência que compõe uma espécie de anticorpo potente, capaz de restaurar danos ambientais, mesmo que em pequena escala.

A liberação de oxigênio é o remanescente do ciclo energético. Portanto, não é apenas uma espécie adaptada ao ambiente alterado, mas também um restaurador da energia terrestre disponível.

Saiba mais no site do projeto (link para o site do projeto) e acesse nossas redes sociais @instagram - @facebook e mantenha-se conectada.



MAIS HISTÓRIAS



Este site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência enquanto você navega. Saiba mais em nossa Política de privacidade do site.